sábado, agosto 27, 2011

ARI LINS PEDROSA: MEUS ESTADOS, MEU PAÍS!



TRANSCENDÊNCIA (para Ari Lins Pedrosa)

Luiz Alberto Machado

O habitual de João Pessoa
Fisga o céu de Maceió
Onde o sol vai dormir no mar
Dormir no mar
E leva jangadas de papel
Carregadas de sonhos
Ao encontro do farol
E caminha enfiando na carne o horizonte
Abrindo ferrolhos na imagem transcendental.

© Luiz Alberto Machado. In. Primeira Reunião. Recife: Bagaço, 1992

ARI LINS PEDROSA: MEUS ESTADOS, MEU PAÍS! – o poetamigo Ari Lins Pedrosa é um poeta. Um poeta de verdade. Isso eu já disse quando escrevi “Ari Lins Pedrosa, o colecionador de Sonhos”, ou quando reuni alguns dos seus poemas entre os Poetas Alagoanos e ou quando registrei o lançamento de um de seus livros no Varejo Sortido. Nunca é demais porque o sujeito está sempre criando, escrevendo, publicando e fazendo acontecer. Prova disso é o lançamento agora da sua mais recente publicação poética: Meus Estados, Meu País. Trata-se de um livro de poesias que reúne seus poemas em homenagem aos estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste Sul desse Brasilzão véio, arrevirado e de porteira escancarada. Entre os tantos belíssimos poemas destaco:

PERNAMBUCO – CAPITAL: RECIFE

Pernambuco do tupi buraco no mar.
É de amar, a história
Deste povo, conquistada com glória.
Nassau, foi o urbanizador do Recife até no ar.

O frevo, freneticamente, apruma
O perbambucano da vida.
Bendido é o blogo Galo da Madrugada,
Unindo pessoas, num mar sem espumas.

Buchada de bode, caranguejada com cana...
Arrumadinho, bolo de rolo... servidos na porcelana.
São pratos citados de memória.

Escute: a Banda de Pífano, nascida
Em Caruaru e as histórias recolhidas
De Frei Damião (religioso da região).

O livro traz prefácio do professor e escritor imortal Arnaldo Niskier e no posfácio uma penca de gente da melhor estirpe falando dele. Ora, porque não usar das palavras de Jorge Amado para não ser redundante: “Creio que se pode concluir, sem medo de erro, que, no caso de Ari Lins Pedrosa, estamos diante de um verdadeiro poeta, não se trata do arrebatamento de um rapaz perdido (ou achado) numa província que possui incalculável tradição poética". Por isso, convido você a conhecer mais dele no Guia de Poesia, no Poetas Alagoanos e no Varejo Sortido.

E veja mais o meu Portfólio Arte Cidadã, mais novidades na Agenda da HomeLAM e os clipes do show Tataritaritatá no YouTube ou baixe todas as músicas gratuitamente na Trama. Aguarde o lançamento dos meus livros infantis “Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas” e “O lobisomem zonzo”, em setembro.