quarta-feira, junho 01, 2011

ANDRÉA LUCIA GUARÇONI



ANDRÉA LUCIA GUARÇONI: A PASSAGEIRA DAS EMOÇÕES TECENDO VERSOS

SANDÁLIA DE COURO

Gosto do meu jeito de ser:
Não me rendo a regras
tradições ou convenções.
Gosto de ser despojada
Não me prendo a nada.
Não ligo para estilos,
modismos ou tendências.
Sou guiada pelas minhas preferências.
Meu humor é minha maior influência e
Meu prazer é razão da minha existência
Só a ele sou fiel e devo obediência.
Sou eclética, por natureza
Admiro em tudo, a beleza
Não me prendo a defeitos
Estamos longe de sermos perfeitos.
Prezo a honestidade e a lealdade
Detesto hipocrisia e falsidade.
Aceito bem mudanças e modificações
Gosto de diversificações
No entanto, repudio, imposições.
Transito por ambientes e meios diversos
Comporto-me, adequadamente, nesses universos
Gosto de ir a restaurantes requintados
E, adoro sentar em botecos esculhambados
Enfeito-me com bijuterias de latas ou de ouro
Visto-me com sapatos caros ou sandálias de couro
Coloco roupas de grifes renomadas
Igualmente, roupas simples e surradas
Gosto de ser despojada
Gosto de ser assim
Porque o maior tesouro que carrego
Não está no que visto ou aparento
Está no meu coração, está dentro de mim!

EU

Sou feita de devaneios
De sonhos jorrados
De muitas elucubrações!
As palavras surgem
Os versos fluem
Em poemas (ins)pirados
...de meras divagações!

O lirismo que em mim brota
É minha natureza inconteste
É o que aqui de dentro, aflora!
Pouco a pouco
Traz meu ser à tona
E quantas vezes
Meu EU...
Num poema, se transforma?

II

Não sou inteira
Meu eu está incompleto
Falta-me te ter aqui
Falta-me te ter por perto!
Desejo que fiques em mim
Só assim
Meu eu será pleno
Satisfeito e repleto!
Só contigo
Componho todos retalhos
Deixo de ser só pedaços!
Ao ter-te ao meu lado...
Eu me remendo e me costuro
Eu me completo e me refaço!

PASSAGEIRA DAS EMOÇÕES

Sou passageira das emoções
Que não teme se entregar...
Paro nas plataformas das paixões
Sem medo de me arriscar!

Amo, sofro, choro e vibro
O trem da vida não pode parar
Minha vida tem um (per)curso...
Que me conduz ao leito de amar!

Não me fixo em nenhuma estação...
Quando meu coração sinaliza
Sei que é hora da partida
Subo no próximo trem a passar!

Sigo sem olhar pra trás...
Levo meu coração na bagagem
E por mais que ele fique ferido
Não desisto da minha viagem
Nem me lamento jamais!

A MEUS FILHOS

Meus filhos,
Que vocês me perdoem...

Pelos ensinamentos que não soube lhes passar,
Pelos castigos que me furtei em lhes dar,
Pelas lições de casa que eu não soube fazer,
Pelos objetos que não pude lhes oferecer,
Pelas tristezas que não chorei,
Pelas alegrias que não compartilhei,
Pelas vezes em que bebi e não devia,
Pelas situações que não lhes compreendia,
Pelos chamegos que lhes neguei,
Pelos perigos que não lhes alertei,
Pelos instantes em que eu lhes preteri,
Pelas verdades que eu lhes omiti,
Pelos passos que não soube lhes ensinar,
Pelos caminhos que não soube lhes mostrar,
Pelas angústias que não soube esconder,
Pelos problemas que não consegui resolver,
Pelos carinhos que não lhes ofertei,
Pela impaciência com que lhes tratei,
Pelo amor...que tanto lhes tive,
Mas, que, porventura, me abstive...
...e não lhes demonstrei!

REVELO-ME

Desnudo-me para ti
Tiro a minha máscara
Dou-te a verdade
Revelo-te a minha face...
As vozes não faladas
As palavras recolhidas
As ideias silenciadas
Os sonhos contidos
Os olhares velados
Os desejos reprimidos
Os amores ocultados
Os delírios vividos
Desnudo-me para ti...
Exponho-me inteira
Dou-te a máscara
Que não me recobre
Que já me descobre!
Quero ser tua...
Sem mentiras
Sem marcas
Sem máculas
Sem mágoas!

TECENDO VERSOS

Noites a fio...
Debruço-me no tempo
Revivo os momentos
Pra vencer o desafio
De tecer a minha história!
Passo a passo...
Alinhavo os versos
Remendo as estrofes
Costuro os retalhos
Bordados na memória!
Dia após dia...
Paradoxalmente
Excitada e exaurida
Transformo o meu passado
Numa infinda poesia!

CANTO

Dê-me sua voz e seu canto
Eles revigoram meu ser
Enxugam meu pranto!

PALAVRAS

Palavras que me encantaram
Também, partiram meu coração...

Hoje, só escuto a solidão.

TRILHAS

Nos vazios...
me procuro e me acho!

Nos abismos...
me despenco e me desgraço!

Nos espinhos...
me machuco e me desfaço!

Nos nós...
me perco e me desato!

Nos caminhos...
me busco e me refaço!

Nas trilhas...
me encontro e me (re)parto!

ANDRÉA LUCIA BARRETO GUARÇONI — A poeta, engenheira civil, mestre em Engenharia de Produção e com Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Andrea Lucia Barreto Guarçoni, é carioca e trabalha atualmente no Gerenciamento de Resíduos Hospitalares. Ela participou do 1º Livro de Antologia dos Poetas Virtuais, lançado em março de 2007, em Fortaleza, do 2º Livro de Antologia dos Poetas Virtuais, lançado em dezembro, em Avaré / SP, da antologia “Poemas à Flor da Pele” (2008) e fez sua estréia no XVI Congresso Brasileiro de Poesia, participando das antologias “Poesia do Brasil – Volume 8” e “Poeta, Mostra a tua cara – Volume 5”. Ela edita o blog Encontros, reúne seu trabalho literário Recanto das Letras e tem poemas publicados no Alma de Poeta e participa do Poetas Del Mundo. Veja tudo isso e muito mais dela no blog Crônica de amor por ela.

Confira mais:
Show Tataritaritatá no Palco Aberto ,
Comemorando 5 anos do Tataritaritatá e suas mais de 170 mil visitas ,
a temporada 2011 do Nitolino no Teatro ,
ARTE CIDADÃ ,
PROJETO CORDEL NA ESCOLA ,
TCC ONLINE CURSO
TODO DIA É DIA DA MULHER,
MINHAS ENTREVISTAS