sexta-feira, maio 22, 2009

O TRAMITE DA SOLIDÃO



Imagem: foto de Derinha Rocha.


ENDECHA


Luiz Alberto Machado



O sax soava no quintal, reluzia na tarde mansa.

O mundo ouvia o silêncio do passado: o Brasil tricampeão mundial de futebol e a dor do nunca mais

A tarde calma no solo do sax
Com a tez grisalha da música
Horas de emoções a fio

Ao redor da minha solidão a preta gorda vinha buscá-lo pro jantar

O sax silenciava e eu morria na noite.

O Brasil tetracampeão de futebol e a vida do nunca mais

O sax soava no quintal com o solo de brasileirinho sob o pinheiro.

Acendia em mim um frêmito feliz.

Quem sentia falta do lar àquela hora?
O Brasil pentacampeão de futebol e eu sozinho no meio do mundo.

Toda tarde o sax soava dentro de mim.
Onde andava aquele solo?

Eu sozinho e o Brasil campeão em nada com a dor dos que choram na lama.

O cabelo em desalinho e um olhar vago por sobre o muro.

Um moleque menino de nada espantar quando adolescente irrefreável e um adulto incorrigível.

E o Brasil era imenso e não era nada para os donos de tudo.

Anoiteceu e faz frio
O sax ainda soando no quintal da memória
E nos meus sonhos o velho de pé com seus cabelos brancos
Com os acordes do coração
Que anoiteciam comigo
Enquanto o Brasil adormece ainda hoje na escuridão





Veja mais:
O TRÂMITE DA SOLIDÃO
NITOLINO & O MEIO AMBIENTE
VIII SEMANA DE HISTÓRIA DA UFAL
ARTIGOS DE PESQUISA