quarta-feira, abril 22, 2009

POETAS DO RIO GRANDE DO SUL



VERA SALBEGO

PALAVRAS

Palavras.
Amigas ,companheiras.
Parceiras das horas.
São fileiras de letras.
Como pequenos soldados.
Que lutam ligeiras.
Nas trincheiras da vida.
Palavras
Belas palavras.
Que encantam.
Iluminando o nosso dia.
Palavras .
São crianças .
Nascendo ao toque
Do escritor.
Que em cada momento.
Deixa sua mensagem.
Em cada entrelinhas.
Em cada emoção.

MULHER

Sensibilidade em flor
Cheiro de relva.
Mulher
Irmã, filha, mãe.
Mulher,
Guerreira.
Forte em tuas lidas
Lutaste pela tua emancipação.
Que outrora
Era apenas mulher sem voz.
Hoje, tua voz é ouvida.
Mas, tua luta te fez.
Vencedora desta sociedade
Machista.
Que hoje se rende
A teus encantos
Como profissional
Que atua em todos
Os cantos.
Do mais modesto
Ao mais sofisticado.
Mulher foste mãe.
Em teu ventre
Traz a vida e a luz.
De um ser que vem de ti.
Do teu amor.
Mulher grande companheira.
Que defende tua cria
Frente às dificuldades do mundo.
Mulher tem dupla jornada.
Teu lar, teu trabalho.
E tua família.
Teus valores são imensos
E intensos.
Ainda sobra tempo
Para ser amante.
Mulher cheirosa
Exalando teu perfume
Sobre a sensualidade.
Muitas vezes teu suor
Sustenta tua família.
E ainda tens tempo
Para o batom.
Para o rebolado de tua caminhada.
Mulher, sempre mulher.
Com teu cheiro de fêmea
E tua essência de vida.
No cantar da melodia
De tua coragem.
Na guerra da sobrevivência.
Do ser e de ser mulher valente.
Que administra a família
Com o sucesso.
E, que um dia terás o privilégio.
De governar as rédeas do mundo.
Com tua sensibilidade
De mulher.
E teu olhar de menina.
E tua candura de ser.
Sendo mãe, amante, profissional.
Na vitória de teu lindo
SER,
MULHER!

DUAS BORBOLETAS

No vôo da borboleta
Que tira o néctar
Da própria vida.
Que ato sublime
Este de duas borboletas.
Que voam...
Com sua beleza
Ao redor das flores do jardim.
Numa sincronia harmoniosa.
Como se fosse um balé no municipal!

SONHADORA DA LUA

Eu me perco
Para me achar!
Ou te confundo
Ao me explicar?
Todavia,acredito que tu me entendas
E além de me entender,gostas de mim.
Assim: tal como sou
Um pouco de poeta
De vagabunda das estrelas
De sonhadora da lua
Vivo o encantamento da noite
Porque me fiz em ti
Meu amanhecer de amor.

REDE VERMELHA

No olhar que busca na imensidão
Do mar
Com suas ondas ligeiras
Que trazem encanto.
Aos veranistas na beira do mar.
Na rede o poeta observa
A magia.
Do momento de verão, paixão,
Tesão.
Corpos dourados desfilam
Nas areias.
E o poeta em seu descanso
Na rede vermelha
Sente no rosto a brisa do mar.
No balançar da rede, como ondas.
Que o faz velejar num mundo só seu.

ESCREVO POESIA

Escrevo Poesia
Para as pessoas sensiveis.
E que delas
Tiram alento para a vida.
Escrevo poesias.
Para os guris e as gurias.
Que buscam nas palavras
O sabor da vida.
Escrever poesia
E cantar
A vida
Na sua sublimação.
Escrever poesia.
È falar da liberdade.
É sentir a palavra
viajando em cada porto
ou no aeroporto.
Em cada escala.
Uma rima que aparece.
Sobre a escrita e a palavra.
POESIA!!

LAREIRA

Naquele dia fazia frio
Meu bem querer estava ao meu lado.
A lareira acesa aquecia nossos corpos.
Uma taça de vinho tinto
Aquecia nosso amor.
A chama da paixão era intensa.
Naquela cabana no meio das montanhas.
Vivemos nossa sintonia.
Nossas mãos se encontravam,
Entre carinhos.
Na busca de quero mais.
Nossos olhos se miravam
Ao encontro de nossas almas.
E no encontro de nossos lábios.
O beijo mais sublime foi trocado.
Como as chamas da lareira
Nosso amor queimava nossos corpos
Ardentes de paixão.
Apenas com a musica de nossos corações

AMOR / TEMPO

Ao teu lado
O tempo voa
Longe de ti
Caminho
A lentos passos.
Dentro em mim,
Agita-se meu sangue,
Ultrapassa barreiras.
E,
Nos olhos te transmito
Minha agonia da alma
Meu corpo dilacerado!

AMIGA

Mulher,companheira
Amiga...
Tua ternura
Te faz ser a luz.
Que caminha
Sempre comigo
Na luz do teu olhar
Que trilha Ao lado meu.
Amiga
De todas as horas
De todo o tempo.
Amiga,és o anjo.
Companheiro
Que me ouve,
Me dá força.
Que caminha na trilha do tempo.
E no ritmo da vida.
Lá está tua presença amiga.

QUERO ESCREVER

Quero escrever
Ao ser humano
Algo que o faça
Despertar
Para o mundo.
Que o faça parar
De destruir a natureza.
E tomar consciência
Que a natureza é o pulmão
Do mundo.
E de nossa existência.
E dela precisamos
Para nossa sobrevivência
Neste planeta terra.
Vamos unir nossas forças
E tentar salvar
O que resta ainda
Da nossa Floresta Amazônica
De nossa Mata Atlântica.
Vamos plantar mais árvores
E preservar a vida
Do nosso planeta.
Unindo forças no mundo todo
A Natureza será preservada
Para as novas gerações
Conhecer a beleza da Fauna e Flora
De nossa Terra.
Assim, escrevo com a consciência.
De poeta e o coração de ser humano.
Para espalhar aos quatro ventos
A sinfonia do amor a Natureza

SONHO

Sem ti , amor...
Não existe a beleza das flores.
Por que meus olhos se perdem no infinito
Desta distância que nos separa e só conseguem
Se fechar, quando a noite vem com seu silêncio.
Falar-me das coisas que eu gostaria
De ouvir...
De saber...
De fazer
Que esta poetisa
Cansada
Cansou de sonhar.
A realidade de teu amor não me permite ilusões.
Prefiro a dura realidade
Mas te sabendo em mim
A cada passo desta caminhada.
Sem ti, amor..
Não existe final de semana
Pelo menos,quando tudo me parece
Nada mais do que um passar de horas...
Sem ti, amor...
Não há sede e nem fome
E se me alimento
È para não adoecer
Porque doente está este coração de tanta saudade...
Sem ti, amor...
Eu nem sou mais eu
Eu sou quem te chama
Quem te espera
Quem te ama mais ainda
Do que a própria distancia que nos separa.

VERA LUCIA MARTINS SALBEGO – A poeta, escritora e professora gaucha Vera Salbergo é formada em Letras (PUC) e Pós-Graduada em Psicopedagogia (Faculdades de Amparo - SP), é autora de diversos livros publicados, participando de antologias, entidades de classe e grupos literários, integrante do Poetas Del Mundo, é responsável pela Revista Poética Duplicidade juntamente com a poeta Carmen Laranjeira, entre outras atividades.



VEJA MAIS:
POETAS DO RIO GRANDE DO SUL
GUIA DE POESIA
DIA MUNDIAL DA TERRA
CIDADANIA & MEIO AMBIENTE: UMA PALESTRA
CANTARAU