terça-feira, abril 28, 2009

MAITÊ & OUTRAS DICAS TATARITARITATÁ

MAITÊ PROENÇA - Era uma noite especial de sexta. Estávamos todos lá: eu, Derinha Rocha, os músicos José Barros e Jarbinhas Barros, a poeta Valderez de Barros, Luiz de Nigris Junior e Helô Matos. Todos muito bem acomodados no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas, ESMAL, em Maceió. Nós e uma platéia atenta curtindo o clipe que a Derinha fez homenageando Maitê Proença, com fotos da atriz e um bg pra lá de especial: Beatriz, de Edu e Chico, na marcante e definitiva interpretação do Milton Nascimento. Neste caso, dois aplausos: um pra Maité, outro pra Derinha.



A atriz global foi anunciada e entrou no palco ao modo bem dela. Realmente é bonita. E só. Me fez lembrar das “Dona Beija” e “Marquesa de Santos”, séries ou novelas, sei lá, que vi assim de relance nalguns capítulos duma rede de televisão que nem lembro qual. Ela aboletou-se despojadamente e blá blá blá. Falou, falou e falou. Foram 30 minutos de lero. Depois uma pergunta dali, outra daqui. E assim foi, palmas.


Na saída do auditório encontramos a excelentíssima desembargadora presidente do Tribunal de Justiça, Elisabeth Carvalho Nascimento. Saudamos e seguimos para a fila de autógrafos. Lá encontrei a figuraça do escritor alagoano, Carlito Lima, agora também Secretário de Cultura do Municipio de Marechal Deodoro, a primeira capital alagoana. Tomamos umas e outras tantas doses de uísque, mangando da gente mesmo e de todo mundo que nos caía à lembrança. Mangação da boa, oba-oba, confete e exaltações. Tudo muito legal: ambiente, petiscos e uísque.


Quanto ao livro, ah, estou lendo e depois posto aqui um comentário resenheiro.


PAPEL NO VARAL - Começa nesta quarta, 29/4, às 19h, no Bella Gula (Av. Amélia Rosa), o Projeto Papel no Varal. "Poesia de todo canto, poesia pra todo mundo". Coordenado por Ricardo Cabús, o sarau contará com um varal de poesias de autores brasileiros e estrangeiros. Os poemas serão declamados por atores e poetas convidados, bem como pelos amantes da poesia que desejarem participar. Todos os poemas previamente selecionados poderão ser lidos por qualquer dos presentes, com exceção do próprio autor. Haverá dois blocos de poesias e no intervalo teremos a música de Júnior Almeida, em participação especial. Entrada Gratuita. Confira no Cacos Inconexos acessando: http://cacosinconexos.blogspot.com/

ANTONIO MIRANDA - O poeta, escritor e professor universitário Antonio Miranda estará na Feira do Livro de Buenos Aites. El IV Festival Internacional de Poesía tendrá lugar durante la 35ª. Feria Internacional del Libro de Buenos Aires (que acontece del 23 de abril al 11 de mayo de 2009). Antonio Miranda es uno de los invitados oficiales del evento, representando el Brasil, con el apoyo de la embajada brasileña en Argentina, y se presentará en recital el Sábado 2 de mayo a partir de las 19:00 en una sesión con los poetas Nicolás Rojo (Santa Fe), Luciana Mellado (Chubut), Osías Stutman (argentino, residente en Barcelona, España), y Laura Yasán. Coordina Fernando Caniza. Veja a programação completa do evento: http://www.el-libro.org.ar/internacional/culturales/festival-de-poesia.html

POESIA ENCENADA - Até a próxima quinta-feira (30) estão abertas as inscrições para o V Festival Poesia Encenada do Sesc, em João Pessoa. O evento ocorre nos dias 12, 13 e 14 de maio, tendo como local de realização o Sesc ( Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro da cidade). O objetivo do festival é mobilizar criadores da literatura e das artes cênicas produzidas na Paraíba, além de incentivar a formação de uma platéia participativa. Nesta edição de 2009 haverá 19 produções representativas de poetas paraibanos apresentadas por meio do Projeto Parede Poética. O regulamento do festival define que cada poeta interessado pode inscrever até 3 (três) poemas, com temário livre, bem como existe liberdade também para quantidade de páginas digitadas. Outras informações: (83) 9996-0183 ou 3208-3158.

FAUSTO VALLE – O poeta e escritor mineiro Fausto Valle estará lançando na II Bienal do Livro de Goias, o seu livro “Além do Vão da Janela”. Ele é médico, foi professor universitário, exercendo também cargos de direção na Universidade Federal de Goiás. Sua pequena produção literária da juventude perdeu-se no tempo e no espaço. Reativou-se literariamente no ano de 1988, quando publicou seu primeiro livro. Desde então, escreve regularmente. Sua obra: A fonte do sal (poesia, Zamenhoff Editores, 1988), Cravos sobre a mesa (poesia, Editora Kelps, 1992), Relógio de areia (poesia, Editora Kelps, 1998), Aldeia absurda (poesia, Editora Kelps, 1999), Confraria dos marimbondos (contos, Editora Kelps, 2001), Um boi no telhado (contos, R&F Editora, 2005), Poemas dispersos (poesia, EditoraKelps/Editora UCG, 2005). Escreveu uma peça de teatro, O escolhido. Escreveu textos para teatro de mamulengos. Tem artigos, poemas e contos espalhados na internet, em sites de outros escritores. Publicou poemas na revista portuguesa "Palavras em Mutação", a convite — e em mais duas revistas brasileiras. Recebeu os prêmios: Menção honrosa no extinto concurso José Décio Filho (1991), com o livro Cravos sobre a mesa; Bolsa de Publicações Wilson Cavalcanti Nogueira, versão 1997, da Fundação Cultural de Pires do Rio, com o livro Relógio de areia; Troféu Goyazes 2004 (Bernardo Elis, categoria conto), concedido pela Academia Goiana de Letras.

CONGRESSO - III Congresso de Direito de Autor e Interesse Público Fórum Nacional de Direito Autoral São Paulo (FGV), 26 e 27 de maio de 2009 Revisão da Lei de Direitos Autorais O III Congresso de Direito de Autor e Interesse Público integra o Fórum Nacional de Direito Autoral. Será realizado pela Escola de Direito de São Paulo da FGV (Direito GV) e pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério da Cultura. O Congresso deste ano será dedicado à análise das propostas de revisão da Lei de Direitos Autorais que estão sendo desenvolvidas por iniciativa da Coordenação-Geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura, a partir das discussões elaboradas no âmbito do Fórum. O temário do Congresso foi dividido em painéis correspondentes aos tópicos da Lei Autoral que poderão ser objeto de modificação legislativa. O Fórum Nacional de Direito Autoral tem promovido, desde 2007, uma série de debates com a sociedade sobre a política e o sistema legal e institucional brasileiro voltados para a área do direito autoral. Os eventos de 2008 estão disponibilizados no portal do direito autoral, na página do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br/direito_autoral). As inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://www.fgv.br/direitogv/eventos/ Maiores informações pelo telefone (11) 3281-3314. A entrada é franca e as inscrições limitadas! Data: 26/05/2009 a 27/05/2009 8h às 18hFGV - Rua Itapeva, 432 - São Paulo, SP
VEJA MAIS:
GUIA DE POESIA