terça-feira, janeiro 06, 2009

POETAS DE ALAGOAS



JOSÉ ALBERTO COSTA

QUEM SOU

Sou daqui das Alagoas,
da Terra dos Marechais,
das praias, dos coqueirais,
sertão, canais e lagoas,
caju, cocadas das boas,
cana, melaço cheiroso,
sururu mais que gostoso,
se duvidar faça um teste.
Sou filho deste Nordeste
por isso sou orgulhoso.

Meu versejar nordestino
vem dos coqueiros da praia
como o mar que se espraia
sobre areal cristalino,
riso doce do menino
suspiro de sonhador
é santo sobre o andor
é tema de cantoria
um arrebol de alegria
na boca do cantador.

Vem do mar de Pajuçara
de beleza sem igual
princesa do litoral
que a natureza prepara,
coisa fina, jóia rara,
que hora é azul-turquesa
logo pra sua surpresa
toma o verde da esmeralda
formando bela grinalda
para uma nobre princesa.

A BORBOLETA E A MENINA

A borboleta amarela
veio da rosa pra mim,
em minha mão calejada
deixou olor do jasmim,
um momento comovente
que só se vê num jardim.

A borboleta e a rosa
se confundem na folhagem,
uma nasce perfumada,
outra parece miragem,
uma vive no jardim
a outra está de passagem.

A menina acompanhou
aquela cena tão bela
desejando criar asas
e sair pela janela
beijando todas as flores
qual borboleta amarela.

TRAGÉDIA URBANA

Chuva pesada
rasgando nuvens
inundou a noite,
abriu caminhos,
vazou riachos,
desceu encostas,
destruindo sonhos,
levando vidas.

O sol encontrou
a menina Estela
suja de lama,
tremendo de frio,
embalando o bebê
que Maria deixou
ao partir sem adeus
na força das águas.

SINDROME DO MEDO

Fecho-me em casa.
Fecho-me no carro.
Fecho-me no trabalho.
O medo me cerca,
a noite me apavora.
Perco a liberdade,
esqueço de viver,
aos poucos me fecho
dentro de mim mesmo.


Make on Snapvine



JOSÉ ALBERTO COSTA – o jornalista, fotógrafo e poeta alagoano José Alberto Costa, também conhecido como Jac, é ex-bancário e executivo de empreas estaduais. Foi secretário de comunicação do governador Theobaldo Barbosa. Foi fotógrafo de cena do primeiro filme de Joaquim Alves,"Crise", premiado no 1º Festival de Cinema Brasileiro de Penedo.É membro da Academia Maceioense de Letras e outros grupos culturais.



Ele é autor do delicioso livro de crônicas e contos, Doce Lembrança, publicado e, 2006, pela Imprensa Oficial e Gráfica Graciliano Ramos, de Maceió. O livro reúne saborosíssimas crônicas e contos muito bem escritor pelo autor, com histórias maravilhosas de sua vida. Segundo o autor, este livro “(...) é uma coletânea de coisas que escrevi ao longo dos últimos dez anos. As crônicas e os causos acho que já foram publicados em jornais ou revistas daqui de Alagoas. Os contos, não. Todos permaneciam inéditos, escondidos, com medo da luz”. No livro destaco as crônicas “Boné de aposentado” e “Dente por dente” e o conto “Lua cheia”, entre outras excelentes narrativas deste imperdível livro.



José Alberto Costa também é editor do excelente blog Verso & Reverso.

VEJA MAIS:
GUIA DE POESIA
POETAS DE ALAGOAS