segunda-feira, junho 30, 2008

POETAS DO RIO DE JANEIRO



EFIGÊNIA COUTINHO

NASCENTE

Toda essa apologia, bem entendeste,
Como límpida Nascente, pura, se revela
Que ao remexer dos olhos traduziste.
Vindo com glórias de ternas sinfonias.
Vejo em tudo teu nome, em tudo o leio,
Ainda bem que compreendestes meu afeto.
Venho através destas rimas persistentes
A te exaltar aos olhos de todo o Universo.
E tudo vais falando, eu tudo vou escutando...
Cantas, embalando, e, sonho com teu cantar
E eu vislumbro os lindos raios desse cantar.
As paisagens vais imaginando, nestes
Cenários de vida; eu vejo-as, enternecida,
Nos versos e cantos, que vais desenhando!

TEUS DESEJOS

Razão feroz indaga meu corpo
Solto gemidos, grito por pouco
Forte sentimento em nós disposto
Nasce o desejo precursor do gosto!
Eu ardo e tremo todo instinto entrego
Nessa tua boca louca me esfrego
Rasgando o véu do meu corpo
Penetras o fado no meu porto!
Acoplo teu corpo com a perna
Sobre a qual o meu corpo se aderna
E gozo em tua boca meu prazer.
Em tua pele, meu corpo se ajeita
Duas almas na mutação perfeita
Duas bocas na fonte do jardim vivo!

BEIJO-TE

Ó tu que meus beijos queres, indaga
Ao beija-flor, não poupa este desejo
Pergunta se ele beija só flores rosa,
Ele dirá que beija a mulher mais formosa!
O poeta que me beija, não por razão pouca
Beija o néctar da rosa por ser sua sina,
Pois dar-te-ei o amor de que desejas
Duma rosa, alma gêmea, rainha e sina!
Entoemos este vigor do (A)mar
Sentindo gula e gana de sonhar
Sem temor, saboreando à idéia...
Poeta sabe e sente o Amor
Em sua mente e dentro do coração
Jogo ardente espargido outra cor!

AMOR É AMOR

Dois corações sinceros, união celestial
Não há nada que impeça. Amor é Amor
Onde não encontra barreiras nem se
modifica ou teme a qualquer incerteza.
Amor, é símbolo imutável, dominante,
Que vivencia a procela com bravura;
É corpo celeste girando no espaço
Cujo sentir se aprimora, lá nas alturas.
O Amor não oscila ao tempo, mesmo que
Seu ensejo não poupe sua juventude;
O Amor transmuta, renovando o existir...
Afirmando para eternidade fidelidade...
Com paixão, seu coração, forte brasão...
Forte ardor, há ardor mais forte que o Amor!?

FRUTO AMOR

Pela estrada triunfal, de uma ambição suprema,
Eu, Musa, cujo ardor nenhum perigo abate,
Sobe alto cume, avista o apetecido emblema
Em pedra perfulgente e de fino quilate!...
Sedenta de alcançar primoroso gomo...
Contra empecilho mil garbosa se debate,
E vai, com passos firmes e paciência extrema,
Nos braços da esperança o destemido vate!...
Embebida de consistente clorofila...
Que em minhas fundas células se instila,
Meu ser completamente se transmuta:
E, é verde meu Ideal, é verde meu Amor,
Meu gosto pela Vida, meu Incontido Ardor,
sou, Caule, Folha, Flor e Fruto do teu Amor!

O FOGO DOS TEU BEIJOS!

Tenho, os olhos úmidos, inquietos
os seios nus, - que volúpia divina
Louca de amor, minh’alma voa
levo-te a tentação do amor ardente.
Teu corpo se avizinha do meu,
e te enlaço como uma serpente...
a boca prendes, quente,cheia de
beijos, palpitante, à minha...
Beija mais, que o teu beijo me
teia Fogo! aperta mais meu corpo
mais! que eu tenha a vida, presa
nestes laços de prisão tão doce!
Aperta os braços mais, na volta
sensual, abrange todo o quadril!
Ávidos lábios sorvem o vinho na concha
O corpo amado a chorar de gozo!

TEU CORPO

Meu coração pula acima dum Arco-íris
ao sentir toda essa Paixão. Em que teus lábios
são súplicas, lanço-me num beijo furtivo
Respondes-me com o desejo do teu corpo.
Segredas toda volúpia da paixão
Abres meu ventre, beijas meus seios
oferecidos, e na chama que solto; teu
corpo explode de caricias e prazeres.
E com a língua em fogo me derretes
o desejo. Te debruças para que em ti
Lanço a chama desse desejo...
Um arco-íris de alegria desprende-se dos meus dedos
quando toco o teu corpo e habito dentro de ti...

AMOR INFINITO

Dos sonhos e ilusões, os tons
mais azuis, se é verdadeiro o
Amor com que me queres, tornando-me
a primeira entre todas as Mulheres!
Eu nada mais desejo neste mundo, sendo
Senhora de um afeto ão profundo,
certo suportarei as horas duras,
ditosas e altivas até nas amarguras!!!
Que na poesia fecundem todos os mistérios
e inflame a rima clara e ardente, que
brilhem sonoramente, luminosamente...
O Amor, constelamento Puro, em suas
formas claras, fluídas e cristalina!
amor que repurifica, canta Paz Infinita!

VIAGEM NO TÚNEL

A Vida em segundos dentro do
Universo. Por mundos fundos
os momentos mais diversos,
entre a eternidade e o presente.
Abrem-se para ao Túnel do Tempo!
Um todo feito por momentos
numa dança de terrenos anjos
movendo-se pra’qui, p’ra lá,
apaixonam-se, numa dança celestial
unindo-se suas Almas uma vez mais...
Solto-me no Túnel, ao ar.
Passageira deste sonho
Piruetas vou desenhando
Duas vidas, uma só nave
a entrepor pela galáxia!
Em Cirros estratos, que
Se acumulam e se esparramam
Por um céu marinho encenando o aéreo
Enquanto duas Estrelas
Insinuam-se num romance etéreo...

ARAUTO DE SONHOS E SAUDADES

Vinde a mim, passado e presente,
Tecendo sonhos ,agarrados por imagens
Que creio e proclamo dissolutas.
Que ânsia remota, trêmula de arrelias,
Imprópria, pousou em teus lábios
Quais purpúreas dores duma paixão?
Sorveu da tua alma amor secular?
Mulher divindade...Divina idade...
Que agitação convulsiva de paixão,
Que desejo ardente,
Que temporal de estio te atam?
Que tempestuoso céus, que tormento,
Que clamor de viver, em suplício,
Que fazem de ti, guerreira formosa.
Relembras, diz-me, a doce primavera,
Que num nefasto gesto fostes raptada
Pelo canto dum Visigodo, ficando enamorada?
Pois eu, ao teu lado, passado e presente
Entrego tudo que tenho,
E me dispo para ser, melancolia,
Arauto de sonhos e saudades.

EFIGENIA COUTINHO - Carioca radicada em Santa Catarina, Efigênia Coutinho é formada em Artes, se especializou em Tapeçaria de tear, buscando os seguimentos indígenas e sua História Natural. Ela participou de várias exposições. Para conhecer melhor Efigênia Coutinho acesse sua páginas da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores – AVSPE.

VEJA MAIS:
POETAS DO RIO DE JANEIRO
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
GUIA DE POESIA
BRINCARTE
PALESTRAS/PESQUISA & CIA
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
ENTREVISTAS
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS