sexta-feira, março 07, 2008

PRIMEIRA REUNIÃO



Imagem: Lake McDonald - Glacier, Montana, do fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902-1984).

AMULETO

Luiz Alberto Machado

Piso forte o meu chão. E a minha dor é eterna.
Ontem na idéia presente. A imatura utopia, a gula da adolescência.
Hoje o vidro se quebrou e o neófito perdeu a surpresa.
Nunca sagrar a covardia nem tutelar a servidão.
Nunca engolir o sol, nunca impor preços
- os preços só vendem, aviltam!
E se a fera rugir lá de longe, lá que fique. Posso espreitar o seu eco.
Tomara nunca precise de contenda.

Piso forte o meu chão.
Hoje a esperança na tez do meu pai.
Hoje a esperança estornada pela lei da injustiça.
Hoje eu ergo o mundo e enfrento deus.

Piso forte o meu chão. E a minha dor é eterna.
Nos meus músculos os estigmas de todas as batalhas.
Na minha língua a lâmina da loucura.
Nos meus olhos, oh nos meus olhos o horizonte.

Piso forte o meu chão. E a minha dor é eterna.
Depositei no meu filho morto o parto do meu sonho.
E não deixei morrer o último ânimo.
E estou só, nada em troco.
Tudo para valer a poesia nossa de cada dia.

Piso forte o meu chão. Amanhã eu não sei.
Com a minha morte tudo passará.
E deixarei meu coração na primeira esquina.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. In: Primeira Reunião. Recife: Bageço, 1992.

VEJA MAIS:
PRIMEIRA REUNIÃO
VAREJO SORTIDO
SHOW/CD LAM & AMIGOS
PESQUISA & CIA
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ