segunda-feira, janeiro 07, 2008

FOTOGRAFIA/FOTÓGRAFO



Foto: E o vento se fez carne, de Tchelo d´Barros.

A palavra fotografia, segundo enciclopédias consultadas, é oriunda, inicialmente, da palavra heliographic, criada em 1810 pelo físico francês Joseph Nicéphore Niepce (1765-1833). Posteriormente, veio a palavra photogenic, em 1839, criada pelo físico inglês William Henry Fox Talbot (1800-1877). E, finalmente, da palavra photographic citada em 1839, pelo astrônomo inglês Sir John Frederick William Hershel (1792-1871). Sua definição nos dicionários leva a generalização diversa, sendo compreendida como a arte e processos de fixar, pela ação da luz, a imagem de objetos sobre uma superfície sensível e, por extensão, a reprodução da imagem assim obtida. Tal definição é inclusiva, porque pode ser estendida a técnicas de reprodução de imagens que têm denominações específicas e distintivas.
A sua história tem início em 1822, quando o francês Joseph Nicéphore Niepce colocou dentro de uma câmara primitiva uma folha de papel quimicamente sensibilizado e apontando essa câmara a uma mesa posta em seu jardim, conseguindo fixar no papel, após uma exposição de várias horas, uma tênue imagem da realidade. Essa fotografia seria a primeira conseguida no mundo. A teoria por detrás da experiência de Niepce, no entanto, remonta à Renascença, pois foi Leonardo da Vinci quem primeiro descreveu o método e os efeitos da câmara escura. Da Renascença até o séc. XIX, vários pintores e desenhistas se utilizaram desse fenômeno físico para melhor reproduzirem a realidade, lançando mão de caixas de madeira pintadas de preto, chamadas, portanto, câmaras escuras. Foi aí que Niepce interessou-se pela litografia, quando esse processo reprodutivo foi aperfeiçoado. Na mesma época, outro francês, o pintor e cenógrafo Louis Jacques Mande Daguerre (1787-1851) criou em 1837 o daguierreótipo. Daí a França divulgou o processo ao mundo inteiro. Por volta de 1840, o físico inglês William Henry Fox Talbot patenteia sua criação usando um sistema de negativo-positivo, apontando para o desenvolvimento técnico do futuro. Os talbótipos copiavam quantos positivos o fotógrafo quisesse. Em 1851 a chapa molhada substituía o daguerreótipo e o calótipo, aperfeiçoada pelo pintor inglês Frederick Scott Archer. Finalmente surgiram em 1880 as chapas secas quando a partir disso a fotografia passa a ser quase a mesma dos dias atuais, pois foi o norte-americano George Eastman (1854-1932) que em 1878 que dá o passo decisivo para a fotografia moderna. A arte fotográfica ganha impulso com Alfred Stieglitz (1864-1946) e, posteriormente, o jornalismo que terminou por fazer da fotografia moderna uma mensagem presente em qualquer lar.
No Brasil a fotografia chegou no Rio de Janeiro, via daguerreótipo, em 1840, hoje consagrada pela arte de Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco, Vick Muniz, Mario Cravo Neto, dentre outros.
O dia 8 de janeiro é consagrado à fotografia e ao fotógrafo. Em razão disso, fotógrafos natalenses organizam exposição fotográfica e caminhada ecológica para celebrar a data. A Associação Potiguar de Fotografia – Aphoto, preparou uma programação para celebrar o Dia Nacional da Fotografia, 8 de janeiro, com seus associados e fotógrafos. As atividades culturais da Aphoto têm o propósito de agregar a fotografia como lazer e intercâmbio entre fotógrafos amadores e profissionais. Neste dia, a partir das 14h, sob o comando do fotógrafo Canindé Soares e com o apoio da Associação Potiguar de Fotografia, haverá um varal fotográfico na comunidade do Maruim, onde foram registradas cenas da própria comunidade por membros da Aphoto, no ano passado. Na ocasião, acontecerá distribuição de brinquedos, balas e doces para a criançada que mora no Maruim, além da entrega das próprias fotos do varal para as pessoas da comunidade que serviram de modelos para as fotos expostas. Ainda no Dia Nacional da Fotografia, 8 de janeiro, a partir das 18h, o salão nobre do Restaurante Galileu abrigará a exposição fotográfica coletiva “Foco Potiguar”, apresentando 40 imagens do Rio Grande do Norte clicadas pelos membros da Associação Potiguar de Fotografia. A exposição “Foco Potiguar” ficará em cartaz até o carnaval. SERVIÇO: Varal Fotográfico no Maruim Onde: Comunidade do Maruim Quando: 08 de janeiro Horário: 14h00. Local de Encontro: Mercado do Peixe (praça de Alimentação) Exposição Fotográfica “Foco Potiguar” Onde: Restaurante Galileu (av. Prudente de Morais) Quando: a partir do dia 8 de janeiro. Horário: 18:00. APHOTO http://www.flickr.com/photos/apofoto/ Informações: 8817-3359 ou alex-gurgel@oi.com.br
Também a equipe da Eco Jornada estará realizando a Mostra Fotográfica "ECO JORNADA". Local: Café Matisse - (CIC) Centro Integrado de Cultura. Data: de 08 à 28 de Janeiro de 2008. Endereço: Av. Irineu Bornhausen 5600 – Florianópolis/SC. Vernissage dia 08 de Janeiro de 2008 as 20h com Show do Mustache Maia Trio. Info: www.ecojornada.com.br Germano Preichardt manoge@gmail.com Tel: (51)8403.8093/ 3213.3464 Presidente do Paralelo 30 Fotoclube www.confoto.art.br/paralelo/ http://paralelo30fotoclube.blogspot.com/

Veja mais:
JOMARD MUNIZ DE BRITTO
RUBENIO MARCELO
e
PREMIO LITERARIO LIVRAIRA ASABEÇA